Últimos Artigos >

Alma gêmeas existem?

O Amor é um processo natural de expansão da alma em busca de seres que se afinizam em todo o universo. Amor gera amor e aproxima as almas. Devemos, no entanto, ficar atentos para não nos enganarmos em frases de retórica. No livro Vigiai e Orai, de Carlos Bacelli, no tema “Dependência afetiva”, diz: “Almas gêmeas na Terra constituem raridade. As almas afins na provação contam-se aos milhares.” Almas gêmeas dá o sentido de afinidade no amor e nas virtudes, simplesmente.
Quanto à obrigação que muitas pessoas impõem a si mesmas de que estão juntas com alguém (marido ou mulher) por questão de resgate de outras vidas, o livro Vigiai e Orai tem uma abordagem convincente: “Ninguém deve colocar-se completamente à mercê dos sentimentos alheios. Não sofras por quem te faça sofrer, supera a prova e procure enxergar outros corações que pulsam ao lado do seu. Existem carmas criados nesta própria vida. Nada têm a ver com o passado.”
A Própria doutrina traz no Livro dos Espíritos, capítulo sobre a “Intervenção dos Espíritos no Mundo Corporal” que um dos maiores prazeres concedidos aos espíritos encarnados na Terra é o de reencontrar corações que simpatizam com o seu. A obra não fala em almas gêmeas, mas em espíritos simpáticos que se atraem por afinidade, uma certa semelhança de gostos e sentimentos, tanto no bem quanto no mal. “A duração de suas relações é quase sempre subordinada às circunstâncias”.
Não existe união fatal entre duas almas.
Conforme o capítulo “Vida Espírita” de O Livro dos Espíritos, a afeição que duas pessoas se dedicaram na Terra continua na pátria espiritual se o que os uniu é uma simpatia verdadeira. Isso não significa, porém, que sejam almas gêmeas na acepção que estamos acostumados a pensar. Como está escrito na pergunta 298 do mesmo capítulo: “Não existe união particular e fatal entre duas almas. A união existe entre todos os espíritos, mas em graus diferentes segundo a categoria que ocupam (perfeição que adquiriram)”.
Quanto mais perfeitos são os espíritos, mais unidos. Por isso, o laço que une os espíritos é mais forte na ausência do corpo, por não estarem mais expostos às paixões, aos caprichos dos interesses materiais e do amor próprio.
A dúvida sobre a existência de almas gêmeas pode ser dirimida em apenas uma frase de O Livro dos Espíritos: “Se um espírito fosse a metade do outro, separado dele seria incompleto e perderia sua individualidade”.
É preciso, portanto, rejeitar a idéia de que dois espíritos, criados um para o outro, deverão um dia, fatalmente, reunirem-se na eternidade, depois de estarem separados durante um lapso de tempo mais ou menos longo. O que ocorre é que no espaço os espíritos formam grupos ou famílias unidas pela afeição, simpatia e semelhança de inclinações. O Evangelho Segundo o Espiritismo explica que a encarnação não os separa. “Eles podem percorrer um número ilimitado de existências corporais, sem que nenhum prejuízo afete a sua mútua afeição”.
Como entendemos, “Almas Gêmeas” são aquelas que possuem afeição, sintonia e que no processo evolutivo, quando na pureza, multiplicam-se, não estando jamais isoladas da humanidade, muito menos divididas entre si para formarem um único ser.

Sobre o C.E. Seareiros de Jesus

Centro Espírita Seareiros de Jesus Rua. Silvino Bonassi, 150 – Nova Americana / Cep: 13466-080 – Americana – São Paulo Tel 19 3407-4552 / E-mail: seareiros@seareirosdejesus.com.br

6 comentários

  1. Acabo de me separar de meu marido. Foi um casamento de 9 anos, cheio de amor, carinho, afinidades. Onde iamos, ouviamos elogios pela harmonia e dedicação um para com outro. Mas houve uma 3ª pessoa, despartando um sentimento por minha parte e me fez deixar esse companheiro. Eu nunca pensei que pudesse ter sentimentos fortes por outra pessoa sendo que eu tinha um homem que me supria. Hoje não tenho mais sentimento por essa 3ª pessoa, até senti ódio por ele ter atrapalhado meu casamento. Não consigo mais ter aquele sentimento forte pelo meu ex-marido e ele sofre pois me ama muito. Como posso ver essa situação na forma espiritual ?

    Obrigada desde já !

    PS:Eu e meu ex-marido estamos programando ir até o centro Seareiros.

  2. ana paula monteiro lopes

    gostaria de saber se ainda vou encontra uma pessoa q numca mas eu vir

  3. Michelle Nunes do Amaral

    Sou divorciada há 1 ano e separada há 3 anos.Uma certa noite,tive um sonho com meu ex-marido,do qual não consigo esquecer.Nós estavamos em um lugar que parecia em outra época.Vestíamos roupas diferentes,como na época do império no Brasil e havia canhões perto de nós e cavalos e um lago a margem desse lugar que parecia um palácio de tão grande.Ele era um soldado e eu uma dama da corte.Nós estavamos nos olhando e parecíamos apaixonados.Parecia que iríamos ficar juntos para sempre.Faz 3 anos que sonhei isso e acordei espantada.Desde que me divorciei não consigo amar mais ninguém,nem me relacionar direito com ninguém.

  4. Ando tendo muitos conflitos em minha vida. Meu pai faleceu de câncer há quatro ano. Ele estava separado da família já fazia um tempo. Agora meu irmão também está com câncer com apenas 37 anos. Também tenho dúvidas quanto ao meu casamento, não sei mais sr amo meu marido. Não sei o que fazer. São muitas as duvidas que acho que estão no plano espiritual a solução… Queria ajuda…

    • Olá Claudia, muita paz!
      Perdoe pela demora na resposta. Por problemas no site, somente agora recebemos o seu comunicado. Claudia, Veja neste site, no “GUIA DE ATIVIDADES”, os horários do Atendimento Fraterno. Seria interessante participar de uma entrevista individual para receber orientações e esclarecimentos. Procure-nos!
      Abraços,
      p/ Departamento de Orientação Doutrinária,
      Orlando

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top